Tanto ontem como hoje ouvi nas notícias que 11 distritos se encontram em risco muito elevado de Incêndio e de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), há também vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Setúbal, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Aveiro, Viseu, Porto, Viana do Castelo, Braga e Bragança em risco elevado de incêndio.
Ora, nesta lista está o meu distrito, Braga, o que me deixou espantada, pois os terrenos, as matas estão completamente encharcados, as matas estão completamente verdes, pois há poucos dias atrás chovia torrencialmente, aliás como nos últimos 3 meses. e como é que com os terrenos assim há risco de incêndio?
Ou seja, aos primeiros raios de Sol, temos risco de incêndio ?????
Segundo notícia publicada no Jornal de Notícias, o cálculo é feito com base nos valores observados às 13.00 horas de cada dia da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
Há dois anos, tivemos cá Na Província, grandes incêndios em Março, mas foi um Inverno estranhamente seco, mas não foi o caso deste Inverno, mas enfim, não sou técnica, só estranho, nada mais!
2 comentários:
Também me parece estranho, mas vá lá saber-se!
Bjs
Cheira-me a esturro...ou será a churrasco...mmmmm...aqui há tacho...
Enviar um comentário